Tudo sobre o Canteiro de Obras!

O canteiro de obras precisa ser seguro e organizado para evitar transtornos na construção!

 

 

O canteiro de obras deve ser compatível com o terreno, localização e obra. Também deve ser projetado de acordo com o maquinário que será utilizado, assim como quantidade de mão de obra e fluxo de materiais.

 

Vai construir? Então confira nossas dicas para planejar uma área de serviço organizada e segura, evitando assim transtornos na sua obra!

 

 

Você pode querer ler mais tarde:

Rachadura na Parede: Quando é um Risco?

12 Dicas Para Escolher o Terreno Perfeito!

Casa Térrea ou Sobrado: Como Escolher?

 

 

O que é Canteiro de Obras?

 

 

O canteiro de obras é a área fixa e temporária estabelecida para funcionar as operações das várias etapas de uma construção. Deve ser planejado e projetado antes do início da obra, já que tem o objetivo de oferecer maior eficiência e segurança para construção e operários.

 

 

A importância do Canteiro de obras

 

 

O canteiro de obras é importante para evitar transtornos na construção, como dificuldade na locomoção e insatisfação dos funcionários, por exemplo. Uma área de trabalho limpa, organizada e segura também evitará prejuízos e atrasos na obra!

 

 

O canteiro de obras é importante para evitar transtornos na construção, seja pela dificuldade de locomoção ou insatisfação dos trabalhadores da obra.

 

 

Já deu para ver que essa área é muito importante na construção. Por isso, há algumas implicações específicas a serem cumpridas! Até existe uma norma regulamentadora primordial na construção civil que abrange o canteiro de obras, a NR 18.

 

 

O Canteiro de Obras segundo NR 18

 

 

Um canteiro de obras precisa seguir as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Também devem seguir normas de higiene e conforto.

 

A NR 18 estabelece diversos itens que precisam estar à disposição dos trabalhadores a fim de garantir conforto, segurança e dignidade, regulamentando como devem ser as instalações necessárias.

 

Como sanitários para os trabalhadores e as etapas para execução da obra, como a movimentação de terra, uso de andaimes, locomoção de máquinas, entre outros fatores.

 

 

A NR 18 regulamenta como deve ser o canteiro de obras, seja nas etapas de construção, seja no conforto, segurança e higiene dos trabalhadores.

 

 

Tipos de Canteiro de Obras

 

 

Existem 3 layouts mais utilizados. Os canteiros restritos são os mais frequentes nas áreas urbanas, onde a construção em si ocupa a maior parte do terreno. Costumam ter formato retangular e são caracterizados por uma área delimitada por muros ou tapumes.

 

Já os canteiros amplos ocupam a maior parte da área do terreno, oferecendo diversos acessos para máquinas e funcionários e espaço para armazenamento de materiais. Ideais para obras em áreas industriais, conjuntos habitacionais e grandes construções!

 

Por último, existem os canteiros lineares (ou longitudinal), que possuem apenas uma dimensão e poucas possibilidades de acesso! São aqueles utilizados em obras de estradas de ferro, rodovias e redes de gás.

 

 

Planejamento e Elementos do Canteiro para sua Obra

 

 

Para definir o layout do canteiro de obras, é necessário levar em conta a construção que será executada. Como é nesse local que as coisas acontecem, é preciso levantar algumas instalações.

 

Essas áreas são divididas em área de vivência e área de operações. Os componentes dependem do tamanho da obra e serão dimensionadas pelo engenheiro responsável, que levará em conta as normas e a necessidade da construção.

 

Confira abaixo os principais elementos de um canteiro e suas respectivas funções na execução da obra.

 

 

Confira os elementos necessários para planejar um canteiro de obras.

 

 

Tapume

 

 

Geralmente feito de madeira de qualidade inferior, é utilizado para fechar o envolto do canteiro de obras, protegendo a área e impedindo que pessoas de fora tenham acesso.

 

 

Almoxarifado

 

 

Geralmente é uma instalação provisória parecida com um barracão. Destinado ao estoque de materiais, controle e distribuição.

 

 

Sanitários

 

 

Dependendo da quantidade de trabalhadores, às vezes são necessários mais de um. Também precisam ser separados em femininos e masculinos.

 

 

Escritório

 

 

Obras grandes precisam dessa área operacional. No escritório são realizados serviços administrativos como registro de ponto, relatórios, entre outros.

 

 

Central de concretagem

 

 

Local onde é preparado o concreto. Em obras menores, pode abrigar apenas uma betoneira. Em obras maiores, pode ser uma instalação complexa.

 

 

Central de Ferro

 

 

Ambiente destinado a produção de armações, abriga ferros e outros equipamentos, como tesoura de corte e arco de serra.

 

 

O canteiro de obras precisa ter um layout que compreenda elementos funcionais para todas as etapas da construção.

 

 

Dependendo das características da obra, alguns canteiros possuem ainda alojamento e cozinha! Obras com 50 ou mais funcionários também precisam ter um ambulatório.

 

Uma dica para organizar o canteiro de obras é antes de projetar, desenvolver um projeto dessa área!

 

 

Agora que você já sabe como organizar o canteiro da sua obra, não deixe de conferir os produtos cerâmicos com o melhor custo-benefício do mercado! Aqui na Cerâmica Mônaco você encontra tijolos, canaletas e lajotas para pronta-entrega da melhor qualidade para sua construção!

 

QUERO PEDIR UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

« voltar topo ↑