A casa do João-de-Barro: uma construção eficiente com cerâmica natural!

A casa do João-de-Barro: uma construção eficiente com cerâmica natural!

Sabe por que a engenhosidade do ninho do João-de-Barro intriga os biólogos até hoje? Confira abaixo a complexidade dessa construção natural:

 

 

💡 Projeto: uma casinha redonda, com cerca de 30 cm de diâmetro, paredes de 5 a 6cm de espessura e dois cômodos (um estreito corredor de entrada e um cômodo protegido).

 

🐦 Material: um tipo de cerâmica natural composto de barro, palha e matéria orgânica.

 

👷 Execução: por cerca de duas semanas de intenso trabalho, o macho e a fêmea enrolam bolinhas do material citado acima, colocando cuidadosamente uma sobre a outra no local escolhido.

 

🛏️ Decoração interna: o cômodo interno é forrado com penas para acolher confortavelmente os ovos e os filhotes.

 

🏠 Função: a casinha serve para abrigar os filhotes do casal, criando um ambiente protegido dos predadores, das variações de temperatura (calor e frio excessivos) e das variações de umidade (chuvas e secas).

 

 

Essa construção é uma peça de engenhosidade natural, pois todos os seus elementos são cuidadosamente escolhidos para que a reprodução seja o mais eficiente possível, garantindo ninhadas saudáveis.

 

Se o João-de-Barro é capaz de criar essa complexa construção com uma cerâmica natural, imagine como a inteligência humana pode aproveitar as virtudes desse material!

 

 

« voltar topo ↑