Chapisco, emboço e reboco são camadas de argamassa aplicadas após o assentamento da alvenaria e antes da execução do revestimento da parede. Cada um é utilizado com um propósito e possui características distintas, como espessura, traço e materiais para seu preparo. Abaixo você confere tudo sobre o assunto!
Você também pode se interessar:
➡️ Saiba o rendimento dos tipos de argamassas
➡️ Revestimentos de parede para cada cômodo
➡️ Como fazer a impermeabilização de paredes?
Chapisco, emboço e reboco são camadas de argamassas para o revestimento de paredes e muros com diferentes espessuras e finalidades! De modo geral, o chapisco serve para aumentar a aderência entre a alvenaria e o revestimento (pintura, azulejos, papel de parede, entre outros).
Já o emboço (massa grossa) tem a finalidade de corrigir pequenas irregularidades no assentamento da alvenaria, protegendo também de intempéries. E o reboco (massa fina), que pode ser opcional, é a camada que dá o acabamento e prepara a alvenaria para receber a tinta.
Feito de cimento, areia grossa e água, o chapisco é a primeira camada aplicada para revestir a alvenaria. Ele tem contato direto com os tijolos e serve para criar uma superfície rugosa que proporcione aderência para o emboço.
Geralmente é preparado com um traço de 1:3 (cimento: areia média/grossa). Tem espessura de 3 a 5 centímetros e textura viscosa e fluida, o que facilita a penetração nos tijolos.
Para melhorar a aderência do chapisco e garantir maior qualidade no revestimento, a mistura pode levar aditivos, se necessário.
Essa segunda camada de argamassa serve para regularizar a superfície, corrigindo pequenas imperfeições do assentamento. Também tem o intuito de proteger a alvenaria de intempéries, melhorando o acabamento do revestimento.
Tem espessura de 1,5 a 2 centímetros em paredes internas e de 4 a 5 centímetros em paredes externas. Pode ser preparado com diferentes traços: 1:2:8 ou 1:2:9 de cimento, cal, areia grossa ou média e água.
➡️ Confira revestimentos de paredes para cada cômodo – Blog
Se a sua parede for receber como revestimento azulejos, porcelanatos ou outro tipo de placa, não é necessário fazer o reboco. Se sua parede for receber pintura, aí é preciso fazer o acabamento com o reboco.
A última camada de argamassa tem a finalidade de deixar a parede lisa e plana para a aplicação da tinta. O reboco possui espessura média de 5 milímetros e o traço é de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água. Para seu preparo, também podem ser utilizados aditivos, como impermeabilizantes, para proteger a pintura.
➡️ Como Fazer a impermeabilização de paredes? – Blog
Confira o cronograma ideal para a aplicação de cada uma dessas camadas de argamassa na alvenaria.
Após a execução da alvenaria, é preciso esperar 14 dias (caso seja estrutural não armada ou alvenaria de vedação) para fazer o chapisco. Se a alvenaria for estrutural armada ou de concreto, o prazo aumenta para 28 dias.
➡️ Diferenças entre alvenaria de vedação e estrutural – Blog
Depois, é preciso esperar o tempo de cura do chapisco, de no mínimo 3 dias, para aplicar o emboço.
Se o emboço tiver tido adição de cal, será necessário esperar pelo menos 21 dias. Se foi feito com argamassa mista ou hidráulica, o prazo mínimo é de 7 dias. E depois da execução do reboco, é preciso esperar pelo menos 21 dias para a cura das camadas para aí então assentar os revestimentos.
Você pode optar tanto por comprar a argamassa pronta como fazê-la na obra (com cimento, areia, cal hidratada ou aditivo e água). Mas em qualquer um dos dois casos, você vai precisar descobrir o volume da argamassa que será necessário.
Para isso, basta multiplicar a altura X comprimento da parede X espessura da argamassa. Não esqueça de descontar as áreas do teto, portas e janelas. Assim, se optar por comprar a argamassa pronta, é só dividir o volume da argamassa pelo rendimento recomendado pela fabricante para descobrir a quantidade que deve comprar.
Mas, se você optou por fazer a argamassa na obra, depois de descobrir o volume, precisará escolher o traço para saber o rendimento (a quantidade de cimento, areia, cal ou aditivo para produzir 1 m³). Depois, é só multiplicar o rendimento pelo volume da argamassa para descobrir quanto comprar de cada material.
➡️ Saiba mais sobre o rendimento de argamassas – Blog
Para a aplicação correta de revestimentos de argamassa, é recomendado seguir algumas normas técnicas.
São 3 as mais utilizadas. NBR 7200 (Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento). NBR 13749 (Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação). E a NBR 13530 (Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgânicas).
Precisa de tijolos e outros materiais cerâmicos para a alvenaria da sua obra? Aqui na Cerâmica Mônaco você compra tijolo direto da fábrica com excelente custo-benefício! Solicite um orçamento online e confira: