Se você está pensando seriamente em pintar as paredes de sua casa por conta própria, é preciso ter algumas coisas em mente. Fizemos um passo a passo completo para quem deseja saber como pintar uma parede. Confira abaixo!
Você também pode se interessar:
➡️ Ideias e como fazer textura de parede
➡️ Diferentes Revestimentos de parede
➡️ Como impermeabilizar paredes?
Antes de pensar em como pintar uma parede sozinho, você deve fazer um planejamento. Se você planejou pintar suas paredes, provavelmente tem algumas ideias de decoração em mente. Pense em como você pode transformá-los em realidade.
Que cor de casa você escolherá? Todas as quatro paredes serão iguais ou você terá uma parede de destaque? Como você deseja que a parede destacada fique? Qual acabamento você deseja – fosco, metálico ou brilhante? Pense em todas essas coisas antes de começar a pintar as paredes.
Navegar por leques de tinta pode ser exaustivo. Comece descobrindo as características gerais da cor: Você quer um tom quente ou frio? Um tom neutro ou saturado? Se você já tem móveis ou obras de arte, também deve considerar como a tinta vai complementá-los.
Depois de ter uma noção do que está procurando, escolha alguns tons e obtenha amostras. Teste as cortinas para ver como ficam na sala em diferentes horas do dia.
Muitas lojas de tinta também possuem ferramentas em seus sites que permitem que você carregue uma foto de seu espaço e visualize cores diferentes nas paredes. Mas as cores podem parecer diferentes em condições do mundo real, então você ainda precisará experimentá-lo no espaço.
Cada projeto é único e você pode precisar de ferramentas diferentes, dependendo da tinta que você escolher e da condição de suas paredes. Mas existem alguns itens essenciais.
✔️Tinta
✔️Rolo de lã
✔️Panos
✔️Jornal ou lona para cobrir o piso
✔️Pincéis de pintura
✔️Bandeja de tinta
✔️Lixa
✔️Fita do pintor
✔️Espátula
✔️Desempenadeira de aço
✔️Selador acrílico
✔️Massa corrida
Meça as áreas que receberão a tinta e compare com a quantidade de tinta necessária para cada metro quadrado. Assim, você não compra mais tinta do que precisa, evitando desperdício de material e dinheiro.
Se você está procurando dicas de como pintar uma parede, saiba que vai ficar uma bagunça. E é óbvio que você não quer que seus móveis e objetos decorativos sofram durante a bagunça.
Proteja os móveis, eletrodomésticos e todos os pertences do cômodo de maneira adequada, ou eles ficarão com manchas. Cubra-os com um pano e leve-os para outra sala para poder pintar sem obstáculos.
Antes de pintar, também cubra o chão com jornais ou lona, evitando manchas no piso também.
Caso a parede seja nova, você precisará lixá-la. A superfície precisa estar lisa para receber o selador. Verifique a recomendação da fabricante sobre a diluição (geralmente é entre 10% e 20%). Abra a lata de selador, misture o conteúdo até o material ficar uniforme, coloque na bandeja de aplicação e aplique na parede (fazendo movimento de sobe e desce) com o rolo de lã. Repita o processo em todas as paredes que serão pintadas.
Depois, aplique a massa corrida com a desempenadeira de aço e com o auxílio da espátula. Espere duas ou três horas, até secar. Passe a lixa novamente para regularizar a superfície e aplique o selador novamente. O selador reduz a quantidade de tinta que precisará ser utilizada (e a tinta é parte mais custosa no processo de como pintar uma parede).
Se você estiver pintando uma parede já pintada, precisa prepara-la para receber a tinta também. Faça uma inspeção completa das paredes de sua casa. Se você notar alguma tinta lascada, buracos, rachaduras, lascas ou outros sinais de danos, você terá que lidar com eles primeiro.
Lixe e raspe essas imperfeições para obter uma parede com superfície nivelada. Você pode limpar as paredes com um pano macio e seco para remover as partículas de lixa da parede.
Use fita adesiva para cobrir tudo o que você não deseja pintar. Proteja a guarnição na parte superior e inferior da parede e ao redor de portas e janelas. Cubra quadros elétricos e interruptores, maçanetas, acabamentos de ventilação, molduras, detalhes de parede e tudo o mais que você deseja intocado.
Primeiro, se atente à sequência correta de pintura:
1º: Teto;
2º: Paredes;
3º: Portas e janelas;
4º: Rodapés (se for preciso).
Antes de começar a pintar sua parede, leia as instruções de diluição recomendada pela fabricante. E misture para que a tinta fique uniforme. Isso é importante para que a pintura fique no tom desejado!
Despeje a tinta na bandeja de aplicação – que deve estar limpa e seca – e envolva o rolo d elã com tinta. Mas não encharque. Aplique a tinta com o movimento de vai-e-vem até que toda a superfície esteja coberta. Use o pincel para alcançar os cantinhos que não são possíveis de ser alcançados com o rolo.
✔️Dica 1: treine a pintura numa pequena parede da sua casa, até pegar o jeito.
✔️Dica 2: utilize óculos de proteção transparente na hora de pintar o teto para evitar que caia tinta em seus olhos.
Após a secagem da primeira demão de tinta (em média 4 horas), aplique a segunda demão. Pinte novamente o teto e todas as paredes utilizando o mesmo movimento de vai-e-vem até cobrir toda a superfície para criar um acabamento final de qualidade! Aplique também a segunda demão nos cantinhos com a ajuda do pincel.
Certifique-se de que seu espaço seja bem ventilado durante todo o projeto, abrindo as janelas e usando ventiladores. Isso ajuda a acelerar o processo de secagem. Por isso, é importante não fazer a pintura de paredes num dia úmido, pois vai demorar muito mais para a tinta secar. Também é bom evitar pintar uma parede em dias muito quentes (acima de 30º C).
A Cerâmica Mônaco é uma fábrica de tijolos cerâmicos com produtos de qualidade por preços competitivos. Você economiza comprando direto da fábrica! Solicite um orçamento online e garanta o melhor custo-benefício para sua obra!