Prática e versátil, a estaca hélice contínua é um dos tipos de fundações mais utilizados no Brasil. É moldada in loco e pode ser executada em solos com lençol freático (desde que não haja presença de rochas ou matacões).
Continue a leitura e descubra tudo sobre essa fundação: o que é, vantagens, desvantagens, processo de execução e quando é indicada!
Você também pode gostar de ler:
➡️ Saiba tudo sobre viga baldrame
➡️ 7 tipos de forro: prós e contras
➡️ Diferentes tipos de iluminação
É um tipo de fundação profunda. É moldada in loco e executada com equipamento de trado helicoidal contínuo, que ao mesmo tempo que realiza a concretagem da estaca, faz a retirada do solo.
Os diâmetros do trado mais utilizados pelos projetistas são de 300mm a 600mm, mas pode haver trados de 800mm. O equipamento é capaz de fazer estacas com até 28m de profundidade!
É um tipo de fundação que proporciona grande velocidade de execução (é muito comum a execução de até 400 m de estaca em um mesmo dia!) e menor geração de ruído e de sujeira no canteiro de obra.
A estaca hélice contínua é monitorada por equipamento eletrônico, o que garante maior controle na execução da fundação. Como é uma estaca escavada, não causa vibrações nos terrenos vizinhos, evitando problemas com a vizinhança.
➡️ Saiba como escolher o melhor tipo de fundação para sua casa
É uma estaca escavada, que possui diâmetro de 70 a 150 cm (segundo os principais equipamentos disponíveis). Antes de executar a estaca hélice contínua, é preciso fazer furos de sondagem no terreno a fim de conhecer o tipo de solo e também para verificar se existem rochas que podem danificar o equipamento.
✔️ Alta capacidade de carga das estacas (o que diminui o tamanho dos blocos de coroamento);
✔️ Alta produtividade quando comparada com outros tipos de fundações;
✔️ Não produz vibrações no terreno (ainda assim, é recomendado um laudo técnico nas edificações vizinhas para evitar problemas no futuro);
✔️ Pode ser executada tanto em solos coesivos, não coesivos e arenosos e acima ou abaixo de lençol freático;
✔️ Estacas de grande profundidade podem ser executadas (até 28 metros, aproximadamente);
✔️ Monitoramento eletrônico da qualidade das estacas (controle da profundidade, inclinação e verticalização do trado helicoidal, velocidade de rotação, etc);
✔️ Penetra camadas resistentes do solo;
✔️ Equipamento fácil de ser manuseado;
✔️ Rapidez na execução do serviço.
❌ Por se tratar de um equipamento grande, também é preciso ter uma área ampla na obra para a instalação. Além disso, o terreno precisa ser plano ou pouco inclinado;
❌ Não pode ser executada em terrenos com matacões e rochas;
❌ O custo é relativamente alto quando comparado com outros tipos de fundações.
Os equipamentos necessários para sua execução são:
🔹 Trado contínuo;
🔹 Máquina perfuratriz hélice contínua;
🔹 Bomba de injeção de concretagem;
🔹 Mangueiras de acoplagem com bomba de injeção;
🔹 Equipamento computadorizado para medição;
🔹 Elemento de memória;
🔹 Sensores de profundidade, inclinação, velocidade, etc;
🔹 Pá carregadeira.
Antes do início do trabalho em si, a equipe que executa as estacas vai montar o equipamento, levando cerca de dois dias para isso. A equipe de topografia faz a locação dos eixos das estacas. Depois, é realizada uma pré-escavação no diâmetro da escala com profundidade de 30 cm. Esse furo serve para posicionar o trado e dar início à escavação da estaca, que ocorre em 3 etapas.
É realizado o posicionamento e introdução do trado até a profundidade necessária. A escavação é feita por meio da rotação da hélice pela aplicação do torque até a profundidade estabelecida em projeto. A hélice não pode ser retirada do solo até que essa profundidade seja atingida!
É feita a injeção do concreto pela haste central do trado que se retira continuamente, mantendo-se pressão positiva até o final da concretagem. Neste momento não deve ter rotação do trado.
➡️ 10 aspectos sobre concretagem para se levar em conta – Blog
Após a concretagem, é realizada imediatamente a instalação da armadura. Deve ser introduzida por gravidade ou com ajuda de um pilão de pequena carga.
Normalmente, esse sistema é mais recomendado quando há restrições de ruídos, vibrações e impactos. Ao escolher a estaca hélice contínua como seu sistema de fundação profunda, é preciso levar em consideração as características do terreno, assim como os custos e aspectos adjacentes ao canteiro de obras.
Se você precisa de tijolos e outros produtos cerâmicos para sua construção, solicite um orçamento online aqui na Cerâmica Mônaco. Você garante o melhor custo-benefício comprando tijolo direto da fábrica. Aproveite!