As fundações profundas são executadas em camadas mais profundas do solo, de modo manual, ou, por máquinas de escavação ou cravação, e possuem pelo menos 3 metros de profundidade.
Confira abaixo quais são os tipos de fundações profundas e para quais projetos são indicados.
Você também vai gostar de ler:
➡️ 8 tipos de cimento para sua obra
➡️ 10 edículas com churrasqueira
➡️ O que é solarium? Veja 10 ideias
São fundações que suportam a carga da estrutura pela resistência de fuste (lateral), de ponta (base) ou ambas.
Para ser considerada fundação profunda, ela deve ter a base ou a ponta apoiada numa profundidade 8 vezes maior do que sua dimensão em planta. Além disso, esse tipo de fundação é construído em camadas de solo com mais de três metros de profundidade.
Em alguns casos, é possível assentar fundações profundas em camadas de solo a menos de 3 metros de profundidade. Porém, esses casos raros precisam ter uma justificativa bem fundamentada para serem permitidos.
A execução de fundações é regulamentada pela NBR 6122: 2019 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
As fundações profundas são utilizadas quando há impedimento para o uso das fundações rasas. Isso pode ocorrer devido a algumas situações:
✔️a camada de solo resistente está abaixo de 3 metros de profundidade;
✔️o solo não apresenta a perspectiva de recalques e deformações de ruptura;
✔️há camadas de solo mole embaixo da camada de solo resistente.
De modo geral, as fundações profundas se dividem em estacas, tubulões e caixões. Abaixo você confere os principais tipos de fundações profundas de cada grupo.
São elementos executados por equipamentos ou ferramentas, em que não há trabalho manual em profundidade.
De modo geral, as estacas para fundações profundas são caracterizadas por seções transversais pequenas e comprimentos longos. As mais comuns são de formato circular, mas, dependendo do material em que foram fabricadas, podem ter outros formatos.
As dimensões da fundação são definidas a partir da quantidade de carga que os pilares terão que suportar. Nesse sentido, quanto maior a carga, maior também a profundidade, área da seção e o diâmetro.
É possível que uma mesma fundação profunda conte com estacas em diferentes tamanhos. Imagine que uma estaca precisa receber a carga de diferentes pilares da edificação, mas outra deva receber uma carga menor. Assim, a estaca que vai receber mais carga precisará ser maior que a que receberá uma carga menor.
As estacas se dividem em dois grupos: moldadas in loco e pré-moldadas. Além disso, elas podem ser escavadas ou cravadas.
Os modelos de estacas escavadas necessitam da retirada do solo por meio da escavação. Já as estacas cravadas são colocadas no solo sem a necessidade de escavação.
Os tipos de estacas moldadas in loco são:
✔️estacas de hélice contínua;
✔️estacas Franki;
✔️estacas Raiz;
✔️estacas Strauss;
✔️estacas escavadas com trado helicoidal;
✔️entre outras.
➡️ Tudo sobre estaca hélice contínua – Blog
As estacas pré-moldadas são:
✔️estacas de madeira;
✔️estacas de concreto;
✔️estacas metálicas;
✔️entre outros tipos.
Os tubulões são elementos cilíndricos em que, diferente das estacas, precisam que operários desçam para executar sua base. Assim como as estacas, os tubulões possuem seção transversal menor do que o comprimento do fuste.
É um tipo sofisticado de fundação profunda, executado em estruturas que atravessam, ou ficam, em áreas alagáveis ou inundadas. Por isso, geralmente, é um método utilizado para a construção de pontes.
Existem dois tipos de tubulão: a céu aberto e a ar comprimido. Entretanto, a atualização da NR-18, norma reguladora que cuida da segurança no trabalho em indústrias e construção civil, trouxe algumas adequações para o trabalho com tubulão a céu aberto e a proibição da execução do tubulão a ar comprimido utilizando a NR-18.
Sua execução implica num poço aberto no terreno concretado, que geralmente, possui base alargada. Essa fundação profunda pode ser escavada manual ou mecanicamente, acima do nível da água. Pelo menos na sua etapa final, há a descida de operários para alargar a base ou limpar o fundo (quando não há base).
A NR-18 impôs algumas limitações na execução do tubulão a céu aberto. Veja:
✔️a escavação deve ser de no máximo 15 metros de profundidade;
✔️o fuste deve ter no mínimo 90 centímetros de diâmetro;
✔️durante a escavação, o fuste precisa ser completamente revestido.
Os tubulões a ar comprimido também são fundações escavadas manual ou mecanicamente, abaixo do nível da água e em pontes e viadutos. Esse tipo de tubulão conta com revestimento de aço ou concreto no fuste.
Quando o nível da água é atingido, é adicionada uma campânula de ar comprimido na parte superior do terreno para permitir que a escavação continue a seco. Desse modo, esse trabalho se caracteriza como ambiente em condições de risco para os operários, por isso, não pode ser executado pela NR-18.
São elementos em formato prismático/retangular. Esse tipo de fundação profunda é instalado por escavação interna e concretado na superfície. A base pode ou não ser alargada. Além disso, pode ser executado por ar comprimido, mas não é obrigatório.
Para escolher o melhor tipo de fundação para uma edificação, é necessário fazer uma sondagem do terreno. Esse estudo analisa o tipo de solo, a carga que será transmitida ao solo e o nível do lençol freático.
Além disso, pode-se considerar outros fatores, como presença de vizinhos, vibrações excessivas, etc.
Desse modo, o ideal é sempre contar com um engenheiro capacitado para te ajudar a decidir pelo melhor tipo de fundação profunda para sua casa ou empreendimento.
Está buscando por tijolo baiano, canaletas ou lajotas para sua construção? Solicite seu orçamento aqui na Cerâmica Mônaco e garanta o melhor custo-benefício pedindo direto da fábrica.