Sucesso na decoração de casas em 1940, o granilite voltou com tudo! Este revestimento é bastante versátil, podendo ser aplicado em pisos, paredes, papel de parede, mesas e até mesmo objetos decorativos. Também possui uma variedade de cores.
Saiba tudo sobre essa tendência decorativa abaixo.
Você também vai gostar de ler:
➡️ 10 ideias para edículas com churrasqueira
➡️ Tudo sobre esquadrias para porta e janela
➡️ O que é platibanda e quais suas vantagens?
Também conhecido como terrazzo, é um tipo de revestimento bastante versátil caracterizado pelas pedrinhas coloridas. É feito com areia, água, cimento e diferentes pedras naturais (como mármore, granito e quartzo).
Devido à variedade de grânulos de pedras naturais utilizados em sua produção, o granilite pode ter diferentes cores. Além disso, é possível aplicar corantes enquanto está sendo confeccionado.
Existem dois tipos de texturas. O granilite polido, liso e brilhante, e o fulget (ou fulgê), com textura das pedrinhas usadas na sua produção.
Além da variedade de cores e tamanhos das pedrinhas, tem como vantagens a resistência à água e à abrasão, alta durabilidade e fácil limpeza.
Os preços variam dependendo dos materiais utilizados na sua produção, polimento, tamanho e espessura. Fique sempre de olho na qualidade do material. Uma dica é optar por comprar de empresas especializadas para garantir o melhor custo-benefício.
Como visto, este é um revestimento bastante versátil, podendo ser empregado em praticamente todos os ambientes da sua casa. Ele fica muito bem em espaços onde a estética retrô domina, mas também é excelente para decorações modernas.
O ideal é que seja aplicado em superfícies bem niveladas e lisas. Seu modo de aplicação é similar ao do concreto queimado. Nesse sentido, por ter as pedinhas naturais em sua composição, o granilite é uma opção mais durável do que o cimento queimado.
Ele pode ser aplicado em diferentes cômodos. Entretanto, é recomendado evitar a textura de granilite polido em áreas molhadas, especialmente em formato de pisos, pois, ele tem a tendência de ser escorregadio, podendo causar acidentes!
O tipo fulgê é o mais recomendado para áreas molhadas, sejam internas ou externas. Essa textura com superfície mais áspera também é perfeita para projetos mais rústicos e despojados.
Provavelmente, é onde mais é aplicado esse material. E não é para menos, já que o piso granilite é excelente para garantir um visual diferenciado e moderno para o cômodo.
Nesse sentido, vale optar por tons mais neutros (como o branco) em vez de tons como preto e rosa. Assim, corre menos risco de você enjoar do seu piso e ter que substituí-lo.
➡️ Prós e contras dos diferentes tipos de pisos – Blog
Também é possível escolher um porcelanato com textura de granilite para pisos e paredes. Essa combinação vai garantir ainda mais sofisticação para seu espaço.
Existem no mercado opções de papel de parede inspirados nessa textura de tão bonito que é o efeito que ela oferece ao ambiente. Desse modo, há infinitas opções com cores e tamanhos diferentes, assim como o material original, sendo perfeitamente possível escolher o que mais combina com o cômodo em que será aplicado.
Uma grande vantagem do papel de parede é que os custos da aplicação são mais baixos e ele pode ser trocado com facilidade sempre que você desejar.
➡️ Revestimentos de parede para cada cômodo – Blog
Seja como revestimento de parede ou como piso no chão, esse modelo possui aparência mais discreta e elegante. Combina muito bem em decorações modernas, contemporâneas e até mesmo minimalistas.
Oferece um efeito de granito que combina bastante com ambientes modernos, ousados e chiques. Ele também possui incrível versatilidade, podendo ser usado com variadas nuances de cores em diferentes estilos decorativos.
Em jardins e outras áreas externas, esse material oferece um toque interessante e de contraste com os outros elementos do espaço. Em jardins, o ideal é escolher um modelo mais neutro para deixar as plantas com o destaque que elas merecem.
Além do chão e das paredes, o granilite (ou uma estampa que o imite) também é aplicado em vasos e outros objetos decorativos. Essas peças acentuam de maneira bonita e elegante o design de interiores do ambiente. São ótimas para criar mais textura e um toque interessante na decoração.
Em banheiros, especialmente para pisos, o mais recomendado é utilizar o granilite fulget, uma opção não escorregadia graças à aspereza de sua superfície. Mas as bancadas e o revestimento de paredes pode ser em granilite polido, com sua superfície lisa e impermeável.
➡️ As melhores ideias para banheiros pequenos – Blog
Essa textura está cada vez mais sendo usada em ilhas, bancadas e cubas de cozinhas e banheiros. Ela é ótima para tirar a decoração do óbvio e garantir um toque diferenciado e sutil ao espaço.
Está reformando ou construindo sua casa dos sonhos? Conte com a Cerâmica Mônaco! Aqui você encontra uma variedade de tijolos, canaletas e lajotas cerâmicos para sua obra. Solicite seu orçamento, em breve retornamos sua mensagem com o melhor custo-benefício do mercado.