Platibanda: o que é e quando usar?

Descubra as vantagens de usar uma platibanda na sua fahada!

Se você deseja uma fachada sofisticada, a platibanda é perfeita para sua construção! Bastante popular na arquitetura moderna, esse elemento é uma mureta em torno da fachada. Tem como principal objetivo ser uma cobertura para esconder calhas e o telhado. Abaixo, você confere tudo sobre o assunto. Acompanhe!

 

 

Você também vai gostar de ler:

➡️ O que é e benefícios da laje treliçada

➡️ 9 fachadas de casas para te inspirar

➡️ Como aplicar iluminação natural?

 

 

O que é platibanda?

 

 

É uma estrutura em forma de mureta que serve como uma moldura plana em torno da fachada. Desse modo, ela consiste no coroamento ou continuação da parede externa da construção.

Esse elemento cria uma linha reta proporcionando uma estética clean e sofisticada para a fachada. É bastante popular na arquitetura moderna! É uma estrutura arquitetônica muito utilizada em comércios e consultórios, mas que vem sendo bastante empregada em residências contemporâneas.

 

 

Para que serve a platibanda?

 

 

Residência com telhado embutido.

Casa com platibanda.

 

 

A principal função dessa cobertura é esconder telhados, calhas e caixa d’água. Dessa forma, serve como um acabamento para embutir o telhado.

A platibanda também serve para reduzir os custos com a construção do telhado embutido já que utiliza menos madeira na obra, por exemplo!

 

 

Quando usar?

 

 

Geralmente, essa estrutura é utilizada para criar uma linha vertical num telhado plano.

Assim, é utilizada em casas que desejam uma estética diferente das que possuem os tradicionais telhados aparentes. Além disso, devido seu visual moderno e elegante, é aplicada para renovar e modernizar fachadas, como no caso de residências que se tornam pontos de comércio.

 

 

Do que é feita?

 

 

Esse elemento é construído com o mesmo material do restante da construção. Aqui no Brasil, geralmente, é feita de alvenaria de tijolos cerâmicos.

 

➡️ 5 dicas para saber se o tijolo é de qualidade – Blog

 

 

Cuidados na construção

 

 

Os maiores cuidados na hora de investir nessa estrutura é com o risco de infiltração. Por isso, é preciso contar com um bom sistema de escoamento de água — que permita que ela desça.

A platibanda pode dificultar um pouco a conservação das paredes. Nesse sentido, são necessários maiores cuidados com a manutenção da parede, já que ela vai ficar exposta a chuva, sol e umidade, necessitando, por exemplo, de pintura com maior frequência.

 

 

Diferença entre beiral e platibanda

 

 

 

Beiral de telhado aparente.

Beiral de telhado aparente.

 

 

O beiral é a continuação do telhado, indo além da parede — é a parte mais baixa do telhado. Ele é usado comumente em fachadas com telhado aparente.

Possui como principal função proteger a parede externa contra a chuva. Por isso, precisa ter uma estrutura mais resistente, encarecendo o custo da sua construção.

Enquanto a platibanda garante um visual mais moderno, devido à sua estética, o beiral proporciona sensação mais aconchegante e familiar.

Nesse contexto, a fachada da casa com platibanda, mas sem beiral, fica mais exposta a intempéries como sol e chuva, arriscando prejudicar portas e janelas!

Outra diferença entre essas estruturas é que a construção da platibanda é mais barata do que a do beiral. Em contrapartida, o beiral possui baixo custo de manutenção.

 

 

Quando usar platibanda com beiral?

 

 

Se você quer a estética moderna da platibanda para sua residência, mas sem deixar de lado a proteção contra intempéries, é possível investir numa platibanda com beiral!

Para decidir qual o melhor tipo de telhado para sua casa, recomendamos contar com a ajuda de um arquiteto ou projetista. Esse profissional vai saber te ajudar a escolher o melhor para sua construção.

 

 

Casa com platibanda e beiral.

Platibanda com beiral.

 

 

➡️ Por que contratar um arquiteto? – Blog

 

 

O que é calha platibanda?

 

 

Esse tipo de calha é fabricado sob medida e colocado entre a platibanda e o telhado para captar a água da chuva. A calha platibanda é muito importante nesse tipo de fachada já que ela por si só não tem caminho para escorrer a água da chuva.

 

 

Altura da Platibanda

 

 

A altura mínima desse elemento arquitetônico é de 80 cm acima do final da fachada (viga).

 

 

Como calcular a altura?

 

 

A platibanda deve ter altura proporcional à inclinação do telhado. A maioria dos telhados são feitos com telhas de fibrocimento possuindo inclinação de 10%.

No caso de um telhado de 5 metros de largura, por exemplo, a inclinação deve ser de 50 cm. Como resultado, a platibanda deve ficar acima dos 50 cm, apresentando uma altura mínima de 80 cm.

A altura máxima da platibanda pode chegar a 1,2 metro de altura, ficando a critério da avaliação do projetista.

 

➡️ Como calcular tijolos por metro quadrado? – Blog

 

 

Vantagens desse elemento arquitetônico

 

 

Podemos dizer que a platibanda oferece duas principais vantagens.

 

✔️Função construtiva: como ajuda a esconder telhados, também é ótima para esconder calhas e maquinários de construções que possuam laje em sua cobertura. Além disso, torna a obra mais rápida e mais barata do que o telhado tradicional.

✔️Função estética: como oculta o telhado, proporciona um visual clean e moderno para a fachada. Não precisa ser sempre uma faixa plana: a platibanda também pode ser empregada em fachadas curvilíneas sem comprometer seu ar arrojado.

 

 

Fachada de casa com platibanda curvilínea.

 

 

Cerâmica de tijolos – Orçamento online

 

 

Precisa de tijolos ou outros materiais cerâmicos para sua platibanda ou construção? Então compre direto da fábrica e garanta o melhor custo-benefício para sua obra!

 

➡️ Quero um orçamento online

« voltar topo ↑