A fase de escolha dos acabamentos da casa é uma etapa muito aguardada, e talvez a favorita de muita gente. Nesse âmbito, os revestimentos de parede são capazes de causar grande impacto estético na residência. Mas nós sabemos que Essa escolha pode ser uma tarefa confusa.
Isso porque existem diferentes tipos de revestimentos. Alguns são mais indicados para determinados cômodos, devido suas características. Se você está nessa etapa da sua construção, continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre esses materiais!
Você também pode gostar de ler:
➡️ Textura de Parede: ideias e como fazer
➡️ Tipos e Rendimentos de Argamassas
➡️ Ideias incríveis de Fachadas de casas
Revestimentos são a camada externa que reveste a alvenaria. E o mais interessante é que existem revestimentos para agradar todos os gostos e bolsos!
Alguns são simples de serem instalados, outros vão precisar de um trabalho profissional. Listamos abaixo os revestimentos mais comuns para você que quer inovar e fugir das tradicionais pinturas na parede.
Muito conhecido do público, os azulejos são produtos cerâmicos com uma superfície lisa esmaltada. Esse tipo de revestimento pode ser encontrado em diferentes cores, estampas, tamanhos e acabamentos.
É uma ótima opção para quem pensa em trocar de revestimento no futuro. Já que novos azulejos podem ser colados por cima dos antigos. Esse revestimento de parede pode ser encontrado em 3 diferentes acabamentos:
Brilhante: esmalte com alto brilho;
Acetinado: brilho mais discreto;
Estampado: esmaltado com diferentes desenhos.
Placa cerâmica de alta resistência e incrível versatilidade, pode ser encontrado imitando diferentes materiais como mármore e madeira. Os porcelanatos possuem a vantagem de serem fáceis de limpar.
Estão disponíveis em diferentes tipos de texturas, brilhos e estampas. Alguns são mais indicados para áreas internas, enquanto outros são feitos especialmente para áreas externas.
Granitos, mármores e outras pedras são revestimentos de alvenaria muito bonitos. Porém, não é uma boa escolha para quem pensa em trocar o revestimento mais para frente. Esse acabamento não permite a instalação sobreposta de outro.
São parecidas com os azulejos, porém possuem tamanho menor. No mercado, existem os mais variados tipos de pastilhas, com diferentes cores e acabamentos.
Elas também podem ser feitas de diferentes materiais: cerâmica, vidro, plástico, entre outros.
Papeis de parede são ótimos para quem quer ou precisa fazer a instalação por conta própria. Também oferece muita praticidade, pois quando enjoar, é possível mudar o visual do cômodo sem sujeira. Basta retirar o papel velho e aplicar o novo. Sem contar que estão disponíveis com os mais diversos desenhos.
Assim como o papel de parede, esse tipo de revestimento também pode ser feito por conta própria. O mais bacana é que pode ser feito por cima de paredes sem reboco ou tinta!
Com a massa texturizada é possível fazer os mais diferentes desenhos e texturas. É só deixar a imaginação tomar conta!
➡️ Veja ideias e como fazer texturas de paredes – Blog
Muito aplicada em móveis, a madeira também pode ser revestimento de parede. Material muito versátil, pode ser encontrada em diferentes tipos e tonalidades.
Apostar em um painel de madeira para a parede é uma ideia interessante para quem gosta de um toque mais natural e rústico na decoração. Também existem no mercado revestimentos que imitam madeira, o que pode ser interessante para quem quer um material mais em conta.
Para aqueles que gostam de um ambiente moderno, os painéis em 3D são uma escolha mais do que certa. Além do belo aspecto visual que proporciona a estética da parede, são fáceis de serem instalados!
Agora que você sabe quais são os tipos de revestimentos de parede, veja abaixo o mais indicado para cada área da residência!
Os revestimentos para paredes de áreas externas e fachadas precisam ser resistentes às intempéries. Afinal, estarão suscetíveis à ação de sol, chuva e umidade.
Porcelanatos, madeira e pedras são os materiais mais indicados. Além de serem muito resistentes, trarão uma beleza única para o local.
➡️ Inspire-se com 9 ideias de fachadas – Blog
Como se trata de um cômodo que precisa de limpeza constantemente, é melhor optar por um material que facilite essa manutenção. Um bom revestimento de parede de cozinha é o porcelanato, pois além de fácil de limpar, é resistente e funcional.
Uma outra opção de revestimento para a parede da cozinha é a pedra natural, já que também possui fácil manutenção.
A sala é o cômodo mais frequentado da casa, local de encontro entre amigos e de receber familiares. Portanto, o revestimento de parede precisa contribuir para um ambiente acolhedor e charmoso.
Para as paredes da sala, pode-se optar por um papel de parede bem bonito, pedras, painéis em 3D, massa texturizada, madeira, ou ainda fazer um mix de materiais e texturas.
Já para o quarto, o ideal é conferir às paredes sensação de aconchego e bem-estar, assim como imprimir a personalidade do dono do cômodo. Uma dica é aplicar o revestimento em apenas uma das paredes do quarto.
Papel de parede e madeira são ótimas escolhas para esse ambiente.
Assim, como para as cozinhas, o ideal é buscar por materiais resistentes à umidade, já que se trata de um cômodo com água. Azulejos, pastilhas e porcelanatos são as melhores opções.
Se você está construindo ou reformando e precisa de tijolos cerâmicos, compre direto da fábrica. Peça um orçamento online com a Cerâmica Mônaco e aproveite nossos preços competitivos: