8 Tipos de cimento para sua construção

Conheça os 8 tipos de cimento mais usados em construções.

O cimento é um material que faz uma ligação entre agregados e materiais de reforço. Com o desenvolvimento da tecnologia, sua qualidade e seus tipos também evoluíram. Portanto, existem variados tipos de cimento para diferentes obras de construção. Conheça os 8 principais abaixo!

 

A Cerâmica Mônaco é uma fábrica de tijolos que oferece materiais com excelente custo-benefício para Tatuí e região. Conheça nossos produtos e solicite seu orçamento. Logo respondemos seu contato com o melhor preço para você!

 

➡️ Quero ver os tijolos disponíveis

 

 

Você também vai achar interessante:

➡️ O que é e vantagens da platibanda

➡️ Aspectos essenciais da concretagem

➡️ Descubra o rendimento das argamassas

 

 

O que é cimento?

 

 

Basicamente, o cimento é uma mistura de calcário, giz (ou marga) e argila. É fabricado a partir da mistura dos ingredientes, que depois é aquecida num forno; o clínquer resultante é moído num pó fino.

Embora comumente confundido com concreto, o cimento é, na verdade, um ingrediente do concreto. O concreto é formado por uma mistura de cimento, água e agregados de pedra e areia.

Os diferentes tipos de cimento vêm da adição de vários ingredientes e da alteração das proporções dessas matérias-primas. Essas adições e mudanças permitem que o cimento seja usado em tudo, desde trabalhos gerais de construção até aplicações resistentes a sulfatos, como sistemas de esgoto!

Os cimentos são chamados Portland por terem a cor característica das pedras encontradas nessa região.

 

 

Existem diferentes categorias de cimento Portland

 

 

Diferenças entre os tipos de cimento

 

 

Os documentos de construção geralmente especificam um tipo de cimento com base no desempenho exigido do concreto ou nas condições de colocação.

Algumas fábricas de cimento produzem apenas certos tipos de cimento Portland. No sentido mais geral, o cimento é produzido por fontes de aquecimento de cal, ferro, sílica e alumina até a temperatura de clínquer (2.500 a 2.800 graus Fahrenheit) em um forno rotativo, depois moendo o clínquer a um pó fino. O aquecimento que ocorre no forno transforma as matérias-primas em novos compostos químicos.

Dessa maneira, a composição química do cimento é definida pelas porcentagens em massa e composição das fontes brutas de cal, ferro, sílica e alumina, bem como pela temperatura e duração do aquecimento.

É essa variação na fonte de matéria-prima e as características específicas da planta, bem como os processos de acabamento (ou seja, moagem e possível mistura com gesso, calcário ou materiais de cimentação suplementares), que definem o cimento produzido.

 

 

1 – Cimento Portland comum (CP I)

 

 

O cimento Portland comum é o tipo de cimento mais produzido e utilizado no mundo, adequado para todas as construções de concreto em geral. Estima-se que sua produção global anual seja de cerca de 3,8 milhões de m³ por ano! Este cimento é adequado para todos os tipos de construção de concreto.

 

 

🔹Concreto: quando o CP I é misturado com agregados e água, produz concreto, sendo amplamente utilizado na construção de edifícios.

🔹Argamassa: para unir alvenaria.

🔹Gesso: para dar um acabamento perfeito às paredes.

 

 

A composição do cimento Portland comum

 

✔️Argilosos ou silicatos de alumina (argila e xisto).

✔️Calcário ou carbonato de cálcio (calcário, giz e marga).

 

 

Usos do cimento Portland comum

 

✔️É usado para fins gerais de construção.

✔️Também é usado na maioria das obras de alvenaria.

 

➡️ Diferenças entre alvenaria de construção e estrutural – Blog

 

 

Também existe o cimento Portland comum com adição (CP I-S) que possui aditivo de pozolânico, que confere menos permeabilidade ao produto.

 

Pedreiro fazendo alvenaria com cimento e tijolos cerâmicos.

 

 

2 – Tipos de Cimento Portland II (CP II)

 

 

Existem 3 tipos de cimento Portland II.

 

CP II-E (composto com escória)

 

Possui outros aditivos além de gesso. Assim, apresenta nível de escória entre 6% e 34%. É usado em materiais que não liberam muito calor.

 

 

CP II-Z (composto com pozolana)

 

Possui entre 6% a 14% de pozolana e 10% de fíler. Tem uso em obras subterrâneas ou que fiquem em contato constante com água.

 

 

CP II-F (composto com fíler)

 

É bastante semelhante ao anterior, mas ainda mais resistente. Bastante versátil, tem aplicação em obras que exigem grande resistência do cimento, como concreto armado.

 

➡️ Tudo sobre concreto armado – Blog

 

 

3 – Cimento Portland de Alto-forno (CP III)

 

 

O cimento de escória de alto forno é obtido pela moagem do clínquer com cerca de 60% de escória. Pode ser usado para obras onde as considerações econômicas são predominantes.

 

 

4 – Cimento Pozolânico

 

 

O índice de pozolana em sua fórmula varia entre 15% e 50%. Esse composto é responsável por fornecer ao material impermeabilidade alta e ampliar sua durabilidade. Resistente a ambientes ácidos em contato com sulfato. Também é recomendado para obras com água, devido sua baixa porosidade.

 

 

5 – Cimento de alta resistência inicial (CP V-ARI)

 

 

Laje sendo concretada.

 

 

Assemelha-se ao CP I por ser um cimento mais básico e não receber aditivos em sua composição. Entretanto, se difere por apresentar alta resistência inicial — secagem rápida, tornando-se duro e resistente mais rapidamente do que outros tipos de cimento. Isso acontece por seu modo de fabricação, que dosa a argila e o calcário de forma diferenciada.

 

 

Usos do CP V-ARI

 

✔️Fabricação de concreto e argamassa.

✔️Produção de artefatos de cimento/blocos para alvenaria.

✔️Pavimentação.

✔️Tubos.

✔️Lajes.

✔️Postes.

 

➡️ É melhor optar por bloco de alvenaria ou tijolo baiano? – Blog

 

 

6 – Cimento de baixo calor de hidratação (BC)

 

 

Uma pequena quantidade de aluminato tricálcico (C3A) faz com que o concreto produza baixo calor de hidratação. Esse tipo de cimento é adequado para construção de concreto de massa como barragens de gravidade, pois o baixo calor de hidratação evita a fissuração do concreto devido ao calor.

 

Composição química desse cimento

 

✔️Uma baixa porcentagem (5%) de aluminato tricálcico (C3A).

✔️Uma porcentagem mais elevada (46%) de silicato de cálcio (C₂S).

 

 

Usos do cimento de baixo calor

 

✔️É usado para a construção de grandes sapatas de barragens, grandes lajes de jangadas e plintos de turbinas eólicas.

✔️Também é usado para a construção de plantas químicas.

 

 

7 – Cimento Portland resistente a sulfatos (RS)

 

 

Ponte para mar feita com cimento resistente a sulfatos.

 

 

 

O cimento resistente ao sulfato é utilizado para reduzir o risco de ataque de sulfato no concreto, portanto, é usado na construção de fundações onde o solo possui alto teor desse elemento.

 

 

Usos de Cimento Resistente a Sulfatos

 

✔️Construção em contato com solos ou águas subterrâneas com mais de 0,2%, ou 0,3% g/l de sais de sulfato, respectivamente.

✔️Superfícies de concreto submetidas a umectação e secagem alternadas, como pilares de pontes, superfície de concreto na zona de maré, edifício próximo à costa.

✔️Planos de tratamento de efluentes, chaminés, indústrias químicas, armazenamento de água, fossas, obras de drenagem, torres de refrigeração, obras de proteção costeira como paredões, quebra-mares, tetrápodes, etc.

 

 

8 – Cimento branco (CPB)

 

 

É elaborado a partir de matérias-primas isentas de Óxido de Ferro e é um tipo de cimento Portland comum, que se difere por sua coloração branca. É mais caro sendo usado para fins arquitetônicos, como parede de cortina pré-moldada e painéis de revestimento, piscinas, etc.

 

Área da piscina com aplicação de cimento branco.

 

 

Se você precisa de tijolos cerâmicos para a alvenaria da sua obra, conte com a Cerâmica Mônaco. Temos um vasto estoque de tijolo baiano, canaletas e lajotas para sua construção. Comprando direto da fábrica você garante o melhor custo-benefício!

 

➡️ Quero o melhor custo-benefício

« voltar topo ↑