Diferentes Tipos de Iluminação para sua Casa

Conheça os tipos de iluminação para casas e como escolher.

A iluminação é uma parte frequentemente subestimada de nossas casas. Além de ter um grande impacto na estética e na funcionalidade, ela também pode ter efeitos profundos no seu humor, emoções e bem-estar. Por isso, trazemos neste artigo os diferentes tipos de iluminação existentes!

 

Antes de escolher a iluminação para sua casa, é preciso levar alguns fatores em conta, como eficiência e design. Esses dois fatores devem entrar em jogo se o objetivo for uma iluminação inteligente, trabalhando juntos para criar a sensação certa para a sua casa!

 

 

Você também pode achar interessante:

➡️ 12 ideias para seu quarto com varanda

➡️ Passo a passo para pintar paredes

➡️ Quanto custa construir uma casa?

 

 

1. Iluminação geral ou ambiente

 

 

Esse tipo de iluminação é usado ​ para tornar visível um espaço interior. Ele fornece iluminação geral para um espaço e às vezes pode ser utilizado ​​para se referir à luz natural.

 

 

Tipos de iluminação ambiente

 

 

Luzes embutidas: como uma fonte de iluminação direta e ambiente de baixo perfil, a iluminação embutida faz seu trabalho tão bem que seus elogios muitas vezes passam despercebidos.

 

O único problema é que às vezes pode projetar sombras nos rostos. Esse tipo oferece várias luzes em uma única barra ou cabo e é uma escolha clássica de iluminação. Para iluminação ambiente, deixe as luzes apontando em direções diferentes.

 

 

Sala com tipo de iluminação ambiente.

 

 

Lustres: funcionam perfeitamente com tetos altos, criando uma ótima ambiente. Tem a vantagem de serem tão sutis ou elaborados quanto você quiser!

 

Arandelas: são tão versáteis que funcionam em quase qualquer lugar. Ótimas em corredores, pátios e varandas, as arandelas podem direcionar a luz para cima ou para baixo, dependendo de seu projeto.

 

 

2. Iluminação de Tarefa

 

 

Como o nome mesmo diz, a iluminação de tarefa é direcionada para uma área específica para dar mais detalhes aos objetos. Qualquer trabalho de curta distância, como cozinhar, costurar, desenhar e escrever deve ter iluminação de tarefa – o suficiente para ver falhas na tela e nas roupas, por exemplo.

 

 

Exemplos de iluminação de tarefa

 

Luminárias portáteis: são ótimas para distribuir luz onde for necessário e podem ser colocadas no chão, na escrivaninha, na mesa de cabeceira ou em qualquer outro lugar que requer um pouco mais de luz. As luminárias de braço oscilante permitem que você ajuste a luz da maneira que desejar.

 

Luzes do armário, penteadeira e espelhos: as luzes sob o armário funcionam perfeitamente na cozinha, iluminando as superfícies usadas para picar e preparar alimentos, enquanto mantém o brilho longe de seus olhos. A iluminação da penteadeira funciona bem no banheiro e em espelhos de vestir.

 

 

Iluminação de tarefa na cozinha.

 

 

Luminárias suspensas: as luzes suspensas funcionam perfeitamente em uma ilha de cozinha ou mesa de jantar, tornando a refeição à noite uma experiência mais agradável. Também são ótimas penduradas nos dois lados da cama para ajudar na leitura tarde da noite!

 

 

3. Iluminação de Destaque

 

 

É usada para “acentuar” recursos e adicionar interesse visual a um objeto ou área. Assim, é utilizada para adicionar drama e mudar o clima de uma sala.

 

 

Tipos de iluminação de destaque

 

Luzes de parede: as luzes de parede vêm em uma variedade de tamanhos, permitindo que você destaque peças grandes e pequenas. Elas funcionam lindamente quando apontadas para arte ou fotografias e também podem ser ótimas para mostrar a arquitetura.

 

Spot de luz: se você tiver a sorte de ter uma obra de arte de tamanho grande, a o spot pode ser usado para iluminar toda a parede com luz.

 

 

Tipo de iluminação de destaque, enfatizando uma obra de arte.

 

 

 

Iluminação paisagística: para ambiente externo, destaca seus espaços ao ar livre, assim como ilumina caminhos à noite. Considere colocar a iluminação de sua paisagem em um regulador de intensidade, para que você possa diminuir a luz ao relaxar ao ar livre.

 

 

Como escolher as Lâmpadas?

 

 

A chave para a economia de energia e desperdício ambiental reduzido está na escolha de suas lâmpadas.

 

 

Tipos de lâmpadas

 

Incandescentes: as lâmpadas incandescentes são frequentemente consideradas as menos eficientes em termos de energia, mas possuem uma série de vantagens.

 

Baratas, acendem instantaneamente, vêm em uma grande variedade de tamanhos e formas e fornecem uma luz agradável e quente. No entanto, têm uma vida útil muito curta, o que as torna mais caras a longo prazo – em comparação com os tipos de iluminação.

 

Fluorescentes: usam 25-35% da energia utilizada pelos produtos incandescentes, mas fornecem uma quantidade semelhante de luz. Elas também duram cerca de dez vezes mais, iluminando casas por até 24.000 horas.

 

Diodo emissor de luz (LED): a luz LED é uma das formas de luz elétrica de desenvolvimento mais rápido e com maior eficiência energética da atualidade. Lâmpadas LED de qualidade duram mais ​​e oferecem melhor luz do que a maioria das outras formas de iluminação.

 

 

Sala com luz de LED

 

 

Usando tecnologia de alta eficiência energética, os LEDs utilizam pelo menos 75% menos energia e duram 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes.

 

 

Como escolher o tipo de iluminação para cada cômodo?

 

 

Quase todas as casas têm uma entrada, sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto e banheiro. Veja abaixo o que é preciso levar em consideração para escolher a iluminação para cada ambiente.

 

 

Entrada

 

A entrada é o primeiro lugar que seus convidados verão em sua casa, o que significa que você vai querer torná-la amigável e convidativa.

 

 

Porta de entrada com iluminação aconchegante para receber visitas.

 

 

Sala de estar

 

Esse cômodo tem o intuito de oferecer entretenimento ou relaxamento. Você vai querer ter acesso à luz forte, se necessário, mas não vai querer usá-la o tempo todo. Abajures e arandelas são boas escolhas de iluminação para sala.

 

 

Sala de jantar

 

A sala de jantar precisa de uma luz forte o suficiente para você conversar e comer à mesa confortavelmente. Mas isso não significa que você deve sair e comprar luzes LED!

 

Opte por um lustre diretamente no meio da mesa da sala de jantar. Se você não gosta da aparência de um lustre, pegue algumas luzes pendentes e pendure-as sobre a mesa. Lembre-se: não use luzes pendentes extremamente baixas, você não quer bater a cabeça nelas!

 

 

Tipos de iluminação para Cozinha

 

A cozinha pode ser difícil de iluminar, pois diferentes áreas requerem diferentes esquemas de iluminação. Por exemplo, você vai querer colocar uma iluminação forte sobre a ilha da cozinha, mas vai querer ter uma iluminação mais fraca nas áreas da cozinha que não são usadas com tanta frequência.

 

Se você tem uma pia grande, um open bar ou uma bela ilha de cozinha, as luzes suspensas serão sua melhor escolha, tanto funcional quanto estilisticamente!

 

 

Os tipos de iluminação para cozinha precisam ser focados, como luminárias penduradas no teto.

 

➡️ Ideias para cozinha americana pequena – Blog

 

 

Tipos de iluminação para quarto

 

Este cômodo precisa de iluminação quente, nada mais. Uma opção é centrar o ambiente em torno da iluminação de tarefa, assim você poderá ler enquanto relaxa ou assistir televisão com uma lâmpada acesa ao lado da mesa de cabeceira.

 

 

Banheiro

 

Aqui a luz se torna uma necessidade. Arandelas e luzes LED brilhantes são recomendadas acima dos espelhos no banheiro, pois essas áreas são os principais pontos focais no banheiro.

 

Certifique-se de colocar essas luzes perto da altura do rosto, você obterá o melhor uso delas aqui.

 

 

A Cerâmica Mônaco é uma fábrica de tijolos e outros materiais cerâmicos para sua construção. Solicite um orçamento online agora mesmo e garanta produtos de primeira qualidade pelo melhor custo-benefício!

 

QUERO SOLICITAR UM ORÇAMENTO

« voltar topo ↑