Uma das coisas essenciais numa edificação com certeza é a laje. Continue a leitura e saiba tudo sobre os tipos de lajes mais comuns: a maciça e a pré-moldada.
Você também pode gostar de ler:
➡ Como Impermeabilizar as Paredes e Lajes?
➡ O que é melhor: Construir ou Comprar Casa Pronta?
➡ Veja tudo o que você precisa saber sobre o canteiro de obras
A laje tem função estrutural, sendo importantíssima para cobrir a casa ou ser colocada embaixo do telhado. Também pode ser utilizada sobre um piso no caso de edificações com mais de um andar.
É uma placa horizontal apoiada em vigas e pilares (ou em paredes estruturais). É uma estrutura que precisa ser bem planejada para suportar o que estiver apoiado nela.
Para escolher a melhor para sua construção, é preciso pensar qual a sua necessidade! Já que podem ser feitas em diversas técnicas dentro dos dois tipos mais comuns: maciça e pré-moldada.
Veja como essas diferentes lajes podem ser utilizadas para vencer pequenos ou grandes vãos, proporcionar isolamento térmico e acústico, racionalizar a mão de obra, aumentar a velocidade de construção, entre outras necessidades.
A laje maciça é aquela moldada in loco, ou seja, que tem sua maior parte construída na obra. O pedreiro utiliza uma forma, normalmente de madeira, e a preenche de concreto.
Geralmente, é utilizada em edifícios com múltiplos pavimentos como escolas e hospitais. Pode encarecer o custo da obra, devido à grande quantidade de concreto utilizado. A laje maciça pode ser de alguns tipos:
🔹Simples: laje apoiada nos pilares e vigas da construção;
🔹Cogumelo: laje apoiada diretamente nos pilares;
🔹Nervurada: formada por laje + viga + laje (ideal para preencher grandes vãos).
Também conhecida como pré-fabricada, a laje pré-moldada tem sua maior parte executada fora da obra. Ela já chega pronta ou semipronta na obra, o que pode ser uma vantagem para quem quer economizar tempo ou facilitar a conclusão da construção.
Esse tipo é feito com painéis de concreto que podem ser preenchidos por diversos materiais. A laje pré-moldada mais comum é a treliçada preenchida com lajotas cerâmicas.
A laje pré-moldada traz algumas vantagens para residências comuns. Dá a certeza de que a laje terá a resistência que a construção precisa, por exemplo. Sem contar que, não precisa usar as formas de madeira, evitando entulhos no canteiro de obra.
As lajes treliçadas apresentam algumas vantagens em relação aos outros tipos, como economia, leveza, rápida execução, fácil instalação e menor necessidade de escoramento. As lajotas cerâmicas também oferecem diversos benefícios por um ótimo custo-benefício:
✅ São resistentes;
✅ Fáceis de dar acabamento final, não necessitando de colas especiais;
✅ Costumam ser mais baratas do que outros materiais;
✅ Alta Durabilidade;
✅ Ótima isolação térmica;
✅ Facilidade em embutir tubulações (eliminando a utilização de forros falsos);
✅ Possibilita a distribuição de paredes sobre a laje, reduzindo o uso de vigas do sistema estrutural.
O ideal é que sempre tenha um profissional capacitado à frente da construção. Ele dará o respaldo que você precisa para saber o que é melhor na sua obra, levando em consideração fatores importantes da estrutura da construção.
Quer saber o preço de lajotas para sua construção? Solicite um orçamento online sem compromisso! Temos produtos de primeira qualidade para pronta-entrega: