Tipos de pisos para casas: prós e contras

Tipos de pisos para casas: prós e contras

Há várias coisas a considerar ao avaliar opções em relação aos tipos de pisos para casas. É importante escolher não apenas um tipo que corresponda à sua decoração e estilo, mas também levar em conta os vários materiais disponíveis e os prós e contras de cada um.

 

É melhor olhar primeiro para os cômodos e, em seguida, escolher o tipo que melhor combina com você, que coordena com sua casa, atende às suas necessidades e se encaixa no seu orçamento.

 

 

Você também pode gostar:

➡️ Melhores ideias para banheiros pequenos

➡️ 10 ideias de escadas para seu projeto

➡️ 12 salas de estar modernas para te inspirar

 

 

Como Escolher entre os tipos de pisos

 

 

Esteja você construindo uma nova casa ou fazendo alterações numa residência já existente, suas necessidades podem variar nos seus ambientes. Aqui dividimos em três áreas principais: cozinha, banheiro e áreas comuns.

 

Para as cozinhas, é importante escolher um tipo que seja durável e fácil de limpar e manter. Geralmente, boas escolhas na cozinha são azulejos, pedra natural, linóleo e madeira que foram tratados para ter resistência à água.

 

Em banheiros, a escolha de um material que resista ao contato diário com a água é ainda mais importante por causa da umidade. Pisos cerâmicos, porcelanatos ou de pedra natural são escolhas populares neste espaço.

 

Nas áreas como sala de estar, sala de jantar e quartos, você tem dezenas de possibilidades. Assim, a escolha certa depende muito da sua preferência pessoal!

 

A melhor maneira de começar a restringir suas opções é determinar seu orçamento e fazer pesquisas online para descobrir quais estilos, cores e materiais mais atraem você.

 

Abaixo separamos os prós e contras dos tipos de pisos para casas para te ajudar na sua escolha!

 

 

1 – Madeira

 

 

A madeira é um dos tipos de pisos para casa mais bonitos.

 

 

O revestimento de madeira maciça pode ser feito de vários tipos de madeira, de espécies como carvalho, bordo, ipê, cumaru, entre outras.

 

As pessoas adoram pisos de madeira, porque ficam ótimos em qualquer estilo de casa com qualquer decoração. Também é um tipo de piso muito duradouro, pois pode ser refinado até cinco vezes para remover arranhões na superfície.

 

Pisos de madeira são bastante fáceis de limpar: basta varrê-los regularmente e limpar todos os derramamentos imediatamente.

 

A maior desvantagem dos pisos de madeira é que eles não resistem ao manuseio grosseiro. Eles podem entortar se ficarem expostos à umidade por um longo tempo, tornando-os uma má escolha para banheiros ou lavanderias.

 

Eles podem encolher e inchar devido a mudanças de temperatura e são vulneráveis ​​a arranhões e amassados. Como resultado, eles precisam receber manutenção profissional, em média, uma vez a cada 10 anos para manter a aparência.

 

 

2 – Cerâmica

 

 

Pisos de cerâmica são um dos tipos mais populares no Brasil.

 

 

A cerâmica é um dos tipos de pisos para casas mais populares no Brasil. Os pisos desse tipo são encontrados em diferentes texturas, cores e tamanhos para que possam se adaptar a qualquer estilo de casa (e por isso podem variar bastante de preço).

 

A cerâmica é durável, resistente a arranhões, amassados ​​e umidade. Também é muito fácil de limpar, exigindo pouca manutenção, dependendo de sua qualidade.

 

Como desvantagens, o piso é frio e duro sob os pés e faz os passos parecerem mais altos. E dependendo do tipo, pode ser escorregadio – a menos que seja revestido com um acabamento antiderrapante especial.

 

 

3 – Laminado

 

 

O piso laminado pode imitar diferentes texturas.

 

 

O piso laminado pode se parecer com madeira, pedra, azulejo ou qualquer outro material. A maioria deles são sistemas de piso flutuante, que você pode instalar diretamente sobre o piso antigo, sem cola ou pregos.

 

Uma grande vantagem desse tipo de piso é que ele pode imitar a aparência de madeira ou pedra custando muito menos dinheiro. Também é fácil de limpar e requer muito pouca manutenção. É um material duro que resiste a arranhões, diferente da madeira real, por exemplo.

 

Como os pisos cerâmicos, o laminado pode ser escorregadio quando molhado. Além disso, se a água permanecer nele por um período de tempo prolongado, ela poderá entrar entre as camadas do material, causando o empenamento das pranchas.

 

Ao contrário da madeira real, o laminado não pode ser retomado quando desgastado, apenas substituído. Isso pode torná-lo uma opção menos econômica do que madeira ou cerâmica a longo prazo.

 

 

4 – Vinil

 

 

Confira as vantagens e desvantagens do piso de vinil.

 

 

O vinil é um tipo de piso resiliente, um material flexível, um pouco mais macio sob os pés do que madeira ou ladrilhos rígidos. É feito de uma camada de plástico de PVC sobre uma camada de feltro.

 

O vinil almofadado também possui uma fina camada de espuma, tornando-o mais confortável para caminhar. O piso de vinil mais espesso pode ter uma superfície texturizada para parecer madeira ou pedra.

 

Esse material resiste tanto à umidade quanto ao tráfego pesado. Também é barato e durável: em média, um piso de vinil de boa qualidade pode durar 20 anos!

 

Embora o vinil seja mais durável do que costumava ser, é mais provável que arranhe do que qualquer outro tipo de piso. Além disso, se você instalá-lo diretamente sobre um sub-pavimento sem camada inferior, ele poderá emitir um som oco e eco quando você andar sobre ele.

 

Outra desvantagem e uma das maiores reclamações sobre o vinil é que ele não é ecológico.

 

 

5 – Linóleo

 

 

Piso de linóleo sendo colocado.

 

 

Ao contrário do vinil, o linóleo é feito de materiais naturais e renováveis, incluindo pó de cortiça e óleo de linhaça. Assim como o revestimento de vinil, o linóleo está disponível em folhas, azulejos ou tábuas laminadas que você pode instalar como piso flutuante.

 

Alguns tipos de linóleo são fornecidos com um revestimento protetor para reduzir o desgaste e evitar manchas; outros tipos precisam receber manutenção a cada dois anos.

 

O revestimento de linóleo é ainda mais durável do que o vinil: em média, um piso de linóleo pode durar até 40 anos com os devidos cuidados. Entretanto, embora o linóleo resista bem ao desgaste normal, é vulnerável a arranhões de saltos altos e lâminas de objetos pontiagudos. Também pode desbotar ou ficar amarelado em ambientes com muita luz solar. No entanto, um revestimento protetor pode ajudar a evitar esses problemas.

 

O linóleo não é tão resistente à água quanto o vinil, portanto, não é adequado para banheiros ou lavanderias.

 

 

6 – Pedra

 

 

Um dos tipos de pisos para casas mais caro é o de mármore.

 

 

Esse é um dos tipos de pisos para casas mais caro. Porém, esta opção de alta qualidade adiciona uma aparência luxuosa a qualquer espaço!

 

Os pisos são feitos de muitos tipos diferentes de pedra, incluindo mármore, granito, ardósia e calcário. As pedras mais macias, como o arenito, não resistem à umidade como as pedras mais duras, como granito ou mármore.

 

Em média, você precisará selar as pedras mais macias a cada dois anos e pedras mais duras a cada quatro ou cinco anos para manter sua aparência bonita.

 

 

7 – Porcelanato

 

 

Veja os prós e contras do piso de porcelanato.

 

 

O porcelanato possui ótima qualidade, resistência e diversidade de acabamentos. Pode imitar várias texturas como madeira, pedra natural e cimento. Também pode ser aplicado em ambientes de área externas e internas (dependendo do tipo: os polidos possuem uma camada que dá brilho e que pode ficar escorregadia em áreas molhadas, enquanto os acetinados são menos brilhosos, mas ideais para ambientes como banheiro e cozinha).

 

 

Está construindo ou reformando e precisa de tijolos? Aqui na Cerâmica Mônaco você encontra os melhores produtos cerâmicos para sua construção ou reforma. Solicite um orçamento online e garanta o melhor custo-benefício comprando tijolo direto da fábrica:

 

Quero solicitar um orçamento online

« voltar topo ↑