Alvenaria de vedação é um sistema construtivo amplamente utilizado nas casas brasileiras. Ele está relacionado à construção das paredes que não são responsáveis pela sustentação da estrutura da edificação.
Nesse sentido, a alvenaria convencional (outro nome que pode receber) é caracterizada pela sua função de separação dos ambientes (tanto internos quanto externos) e fornecimento de isolamento térmico e acústico. Continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto: as vantagens, os tipos e as principais NBRs para sua execução. Boa leitura!
Você também vai gostar de ler:
➡️ Tudo sobre sapatas de fundação
➡️ Benefícios e cálculo de contrapiso
É um sistema construtivo cuja função é vedar vãos e paredes e separar os cômodos de casas e edifícios. Desse modo, esse tipo de alvenaria sustenta apenas o peso das próprias paredes e de portas e janelas, não servindo para suportar cargas verticais e estruturais, que devem ser ancoradas pela fundação e por pilares, vigas e lajes.
A alvenaria de vedação é muito utilizada nas casas brasileiras, sendo executada com blocos cerâmicos (especialmente o tijolo baiano) sobrepostos com uso de argamassa de assentamento, e cobertos por revestimentos.
Ao contrário da alvenaria de vedação, a alvenaria estrutural tem a função de atuar na sustentação das estruturas de uma edificação, como lajes e coberturas. Desse modo, ela já é construída como parte da estrutura, sem precisar contar com vigas e pilares, servindo também como vedação.
A alvenaria convencional oferece uma série de vantagens:
Esse modelo de alvenaria construtiva pode ser dividida entre alguns tipos, de acordo com o local onde é aplicada ou conforme o material utilizado. Assim, existem a alvenaria interna, visando separar os ambientes internos, e a externa, que precisa ser resistente a intempéries, como chuva e umidade, e apresentar resistência à pressão do vento.
Além dessas, há também as alvenarias de vedação com blocos de concreto e com blocos cerâmicos. O segundo tipo é o que apresenta mais vantagens e, por isso, é o mais utilizado nas casas brasileiras.
Como visto, geralmente, a alvenaria de vedação é executada com blocos cerâmicos, em especial, tijolos baianos, aqueles com os furos característicos. A espessura das paredes pode variar, de acordo com os tijolos utilizados, que podem ser de 4, 6 ou 8 furos, entre 8 cm a 15 cm.
Como o suporte do peso estrutural fica por conta das vigas, pilares e lajes, é fundamental estar atento na hora da execução da alvenaria de vedação para garantir a segurança do projeto.
Nesse sentido, se sua execução não for bem feita, pode comprometer toda a estrutura da construção. Assim, é necessário ficar de olho no alinhamento, nível, prumo e esquadro para garantir um suporte resistente e seguro.
Em caso de problemas no prumo, por exemplo, será preciso reforçar o reboco. E se o alinhamento estiver errado, poderá ser preciso fazer cortes nos pisos e porcelanatos. Por isso, além de contar com materiais de qualidade, conte sempre com a ajuda de profissionais qualificados para suas obras.
➡️ 5 dicas para descobrir se o tijolo é de qualidade – Blog
Para executar projetos na construção civil, é imprescindível conhecer as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que regem a execução de alvenarias. Algumas NBRs fundamentais para essa etapa da obra, incluem:
Aqui na Cerâmica Mônaco você encontra diferentes tipos de tijolos cerâmicos para sua alvenaria de vedação. Peça uma cotação online e garanta o melhor custo-benefício comprando direto da fábrica.