As esquadrias são essenciais numa casa, já que são elementos que emolduram e se ajustam nos vãos e aberturas de uma edificação — como portas e janelas.
Desse modo, elas representam de 15% a 20% do orçamento total de uma obra, mostrando assim a importância de saber escolher os melhores tipos para sua construção. Acompanhe abaixo!
Você também vai achar interessante:
➡️ 8 tipos de cimento para sua obra
➡️ O que é e quando usar platibanda?
➡️ As 10 etapas de uma construção
São elementos utilizados para fechar os vãos de aberturas da construção. Além de fornecerem vedação, também possuem outras funções, como proporcionar iluminação, demarcar cômodos e até mesmo uma bela estética para a decoração. Por isso, interferem diretamente na passagem de luz, vento e acústica do ambiente.
Dentre os tipos de esquadrias, as portas e as janelas são as principais. Mas portões e fachadas também fazem parte dessa categoria.
Essa é uma de suas principais funções. Afinal, sem esquadrias, a água da chuva e o excesso de vento entrariam nas casas. Além disso, esses elementos também são responsáveis por estancar odores, vapor de água e gordura, no caso de banheiros e cozinhas.
Nas áreas internas, as portas são usadas para integrar e demarcar os cômodos, limitando os espaços visualmente, mas sem fechá-los por completo. Já as portas de entrada delimitam ambiente interno e externo; fachadas e portões separam a casa da rua.
Essas são grandes vantagens das portas e janelas. Elas aprimoram significativamente a iluminação e ventilação de ambientes. É só reparar como quanto mais portas e janelas, mais luz natural e ar fresco circulando há.
➡️ Benefícios de obras com iluminação natural – Blog
Elas também fornecem acabamento para a construção e combinam com (ou conduzem) o tom da decoração. Por exemplo, esquadrias feitas de metais (como alumínio ou ferro) garantem um visual moderno para o ambiente. As de madeira, um toque elegante, rústico e acolhedor. E assim por diante.
Essas peças são classificadas pelos tipos de abertura que oferecem. As 7 principais e mais utilizadas nas casas brasileiras estão abaixo.
As portas mais comuns são nesse estilo. Possuem uma folha só e giram sobre dobradiças, sendo necessário puxar para abrir e empurrar para fechar. Apesar de não tão populares, também existem algumas janelas desse tipo.
As janelas e portas desse tipo são aquelas que deslizam para o lado. São instaladas sobre trilhos, proporcionando movimento suave e contínuo. Práticas e funcionais, são muito indicadas para espaços pequenos.
É um modelo antigo, hoje mais encontrado em casas de fazenda e construções antigas do que em casas modernas. Esse modelo se distingue por possuir duas folhas que podem se abrir na mesma posição ou para lados opostos.
As portas e janelas do tipo camarão ou sanfonado são abertas de forma que as folhas dobram uma sobre a outra. Como isso proporciona um vão de abertura de quase 100%, são bastante utilizadas em ambientes pequenos para otimizar espaço.
Em cômodos grandes, esquadrias com esse tipo de abertura oferecem maior integração, abertura e amplitude.
As esquadrias desse tipo são aquelas que abrem para cima e fecham para baixo no sentido horizontal. Elas fazem aquele efeito gangorra. Um exemplo são portões de garagem. A maior vantagem desse tipo é que ele pode ser instalado em áreas laterais com espaço reduzido (diferente dos portões de correr, por exemplo).
As janelas do tipo basculante, em sua maioria, são projetadas para locais altos.
Geralmente é um modelo encontrado em portas de entrada. Ele gira em torno de num eixo vertical, pois possui um sistema de abertura por pinos (pivôs) instalados tanto na parte superior quanto inferior da porta, na mesma direção.
Bem-parecido com o modelo basculante, tem como vantagem uma abertura de quase 90.º, deixando o ambiente ainda mais ventilado. Por isso, janelas nesse modelo são muito utilizadas em locais que necessitam de maior circulação de ar, como cozinhas, áreas de serviço e banheiros.
Além dos diferentes tipos de aberturas, as portas e janelas também podem ser fabricadas em variedades de materiais. Cada um influencia nas características, manutenção e preço das esquadrias.
Esse material é leve e resistente à corrosão, sendo uma ótima opção para locais que passam por variações climáticas. Além dessas vantagens, esquadrias de alumínio podem ser encontrada já prontas em diferentes modelos e cores nas lojas especializadas. Para garantir uma boa vedação térmica e isolamento acústico, pode-se utilizar perfis maiores e vidros duplos ou triplos.
Principais modelos: de correr, basculante e maxim-ar.
Manutenção: a periodicidade varia conforme o local de instalação. Para a limpeza, basta usar água, detergente neutro e uma esponja macia.
Custo: é um dos mais procurados do mercado pelo custo-benefício que oferece.
Material muito resistente e robusto, fornece proteção para janelas, portas e portões. É indicado para locais que necessitam de maior reforço estrutural.
Essas esquadrias são muito elegantes devido aos perfis mais finos que exigem. Podem durar por anos (cerca de 6) se bem-cuidadas.
Principais modelos: de correr e guilhotina.
Manutenção: a limpeza é a mesma indicada para o alumínio. Entretanto, é preciso evitar esponjas de aço e outras soluções abrasivas. Manutenções mais robustas devem ser feitas em casos de corrosão.
Custo: são opções mais baratas.
Portas e janelas fabricadas nesse material são altamente resistentes, duráveis e elegantes. Também são bastante versáteis, visto que podem ser feitas a partir de diferentes tipos de madeira.
Principais modelos: de abrir, de correr, guilhotina, basculante, maxim-ar, camarão e pivotante.
Manutenção: esse material demanda mais atenção e manutenção do que os outros. É preciso receber periodicamente aplicação de verniz ou impermeabilizante e tratamentos contra pragas.
Sem contar que a limpeza não pode ser feita diretamente com água e pano úmido, pois o excesso de umidade, com o tempo, pode empenar e estragar a madeira.
Custo: geralmente, a madeira é um material mais caro. Entretanto, é possível encontrar tipos mais econômicos.
Esse tipo é leve e oferece excelente isolamento térmico e acústico. Suas principais vantagens são a resistência, alta durabilidade e o ar de modernidade que agrega ao ambiente.
Principais modelos: de abrir, de correr, pivotante e camarão.
Manutenção: a limpeza pode ser realizada com água e sabão.
Custo: também é considerada mais cara do que outras opções. Mas pode ser um bom investimento devido à baixa necessidade de manutenção e durabilidade.
Para escolher o melhor modelo para os ambientes da sua casa ou loja, considere tudo o que descrevemos ao decorrer deste artigo.
Resumidamente, esses são os principais fatores que você deve considerar antes de escolher suas esquadrias:
✔️para garantir a segurança da sua edificação e membros da família, fique atento se a esquadria se enquadra nas normas técnicas, especialmente a ABNT NBR 10.821;
✔️funcionalidade da abertura e do material no local instalado;
✔️periodicidade da manutenção;
✔️substituição;
✔️falhas sistêmicas e probabilidade de riscos de acidentes;
✔️qualidade do acabamento e materiais;
✔️custo-benefício.
A Cerâmica Mônaco é uma fábrica de tijolos e outros produtos cerâmicos. Contamos com um vasto estoque de materiais para atender as necessidades da sua construção ou reforma. Solicite um orçamento online e aproveite o melhor custo-benefício comprando direto da fábrica.