Instalação Hidráulica: tudo o que você precisa saber!

Saiba tudo sobre instalação hidráulica da construção.

A instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes da obra. Isso porque, apesar de os tubos e conexões representarem apenas 3% dos custos da construção, 70% dos problemas pós-obra estão relacionados ao sistema hidráulico!

Por isso, é melhor planejar bem as instalações hidráulicas, para evitar necessidades de reformas, afinal, custa muito mais barato fazer do que refazer.

Você também vai achar interessante:

➡️ Como fazer reboco de parede?

➡️ As 10 etapas da construção

➡️ Tipos de fundações profundas

O que é instalação hidráulica?

 

 

O sistema hidráulico de uma construção engloba o abastecimento, a distribuição e o escoamento de água. Dessa maneira, fazem parte das instalações hidráulicas: sistema de água fria, rede de água quente, sistema pluvial, rede de esgoto, caixa d’água, entre outros.

A posição dos pontos de saída de água, instalação e distribuição são decididos no projeto arquitetônico e hidráulico. Assim, na planta da casa devem constar os locais de instalação de registros, pias, chuveiros, máquina de lavar roupas, tanques, etc.

Algumas pessoas optam por fazer um projeto específico para instalação hidráulica, para evitar erros e futuros problemas. Nesse projeto, são descritas as posições de tubos, conexões e outros acessórios que fazem parte da instalação desse sistema.

Tipos de instalações hidráulicas

 

Tipos de instalações hidráulicas.

 

 

Água fria

O sistema de água fria abastece todos os pontos de água do imóvel, como pias, chuveiros, tanques, entre outros pontos. Ele abrange tubos, conexões, reservatórios e outros equipamentos para funcionar. Conforme a NBR 5626, o reservatório de água fria deve garantir fornecimento de água para, pelo menos, 24 horas.

Água quente

A rede de água quente precisa contar com um tipo de aquecedor. O mais utilizado é o sistema de aquecimento composto por uma placa solar (geralmente instalada no telhado), além das tubulações e de boiler.

Sistema de esgoto

É pela rede de esgoto que toda a água suja é retirada do sistema hidráulico e enviada para a rede pública. Antes de serem despejados na rede pública, os efluentes passam pela caixa de gordura da residência para evitar entupimentos.

Sistema pluvial

É o sistema responsável por escoar a água da chuva. É composto por calhas que direcionam a água para a sarjeta, na frente do terreno. Também pode ter tubos de coleta para reaproveitar essa água para uso em descargas, por exemplo.

O sistema pluvial não deve ser feito em conjunto com a rede de esgoto pelo risco de transbordar em épocas de chuva intensa.

Materiais que fazem parte do sistema hidráulico

 

 

Ilustração que mostra todos os materiais que fazem parte do sistema hidráulico.

 

 

Caixa d’água (dependendo do tamanho da casa, podem ser necessárias mais de uma);

sistemas de descarga;

cisternas;

calhas;

registros;

ralos e grelhas;

aquecedores;

caixa de inspeção;

caixa de gordura;

tubos e conexões.

Tubos para a instalação hidráulica

 

 

Como cada parte do sistema hidráulico possui suas características, cada parte da casa precisa contar com uma tubulação diferente para atender suas necessidades. Assim, na hora de escolher, é preciso considerar o que cada tubo precisa suportar (fluxo de fluidos, temperatura, etc.). Confira abaixo os principais tipos.

Tubos de cobre

O cobre é resistente à corrosão e ao calor, por isso, os tubos nesse material são recomendados para passagem de água quente de chuveiros e banheiras. Também suporta altas pressões.

Essa tubulação necessita de ferramentas específicas para sua instalação, possuindo um custo mais alto. Antigamente, esse era o tipo de tubo mais utilizado para água quente, mas hoje foi substituído por tubos de outros materiais.

Tubos de PVC

Os tubos e conexões em PVC (policloreto de vinila) são os mais utilizados nas residências. São indicados para água fria — suportam temperaturas de 20 °C —, são resistentes à alta pressão e se dividem em roscável e soldável.

Tubo de PVC rosqueável.

Tubulação de CPVC

Fabricados a partir do PVC, os tubos de CPVC possuem alta resistência mecânica e à corrosão, e suportam de 70 a 80 °C. Assim, são utilizados na condução de água quente ou fria.

Tubos de PVC para esgoto

Existem tubos de PVC destinados especificamente para o escoamento do esgoto, possuindo espessura e diâmetro necessários para atender essa necessidade. Esses canos se dividem em duas séries, a branca (básica) e a cinza clara (reforçada).

Tubos de PPR

Os tubos de PPR (polipropileno copolímero random) são unidos por termofusão (260 °C), tornando-se uma tubulação única que previne vazamentos. São recomendados para água quente, já que possuem temperatura de trabalho de 70 °C a 95 °C e dispensam isolamento térmico.

Tubulação de aço galvanizado

Os canos de aço galvanizado suportam altas pressões, são mais resistentes à corrosão e oxidação e esteticamente mais bonitos.

Tubos de PEX

São um tipo de mangueira usada para ligar um módulo de distribuição de água — quente ou fria, já que suporta 70 °C. São conexões metálicas deslizantes indicadas para paredes drywall.

Observação: os tubos para gás não podem ser de plásticos, mas, sim, de cobre, ferro ou outro metal.

Como fazer a instalação hidráulica?

 

 

Como visto, as instalações hidráulicas de uma obra são muito importantes e possuem diferentes etapas para funcionarem perfeitamente. Assim, é necessário contar com um encanador (ou pedreiro que entenda de sistema hidráulico) especializado para fazer a instalação hidráulica da sua construção. Ele vai saber qual a melhor maneira de instalar seu projeto hidráulico, conforme suas necessidades.

Homem fazendo a instalação hidráulica do banheiro.

3 Erros para evitar ao instalar o sistema hidráulico

 

 

Veja abaixo 3 erros comuns na instalação do sistema hidráulico, mas que devem ser evitados para garantir a qualidade da instalação.

1 – Não fazer o teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade é imprescindível para verificar se há vazamentos nos tubos e conexões antes da instalação dos revestimentos das paredes. Desse modo, para evitar ter de quebrar a parede no futuro, é essencial fazer esse teste logo após a instalação de todo o encanamento e registros hidráulicos.

2 – Adquirir canos e conexões de má qualidade

Muita gente não se preocupa com a qualidade dos materiais que vão compor a tubulação hidráulica, já que o encanamento fica todo escondido atrás da parede. Entretanto, para evitar dor de cabeça no futuro, é fundamental escolher tubos e conexões de alta qualidade e, especialmente, que sejam indicados para o uso destinado. Desse modo, escolha o encanamento ideal para água quente e esgoto, por exemplo.

3 – Esquecer dos pontos de saída de água

Isso é algo que acontece bastante: esquecer dos pontos de saída de água para aparelhos e torneiras. Por isso, fique muito atento. Você não vai querer quebrar o revestimento após constatar que faltou a saída de água para a máquina de lavar roupas ou para o filtro de água.

Tijolo baiano direto da fábrica – Orçamento online

 

 

A qualidade deve ser prioridade em todas as etapas da sua construção ou reforma, não apenas da instalação hidráulica. Se você precisa de tijolos e outros produtos cerâmicos de alta qualidade e excelente custo-benefício, conte com a Cerâmica Mônaco. Temos um vasto estoque para pronta-entrega. Peça seu orçamento, logo um de nossos representantes retorna seu contato.

➡️ Quero um orçamento

« voltar topo ↑